sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Nossa HISTORIA - TENDA CORAÇÃO DE JESUS












A Tenda Coração de Jesus foi fundada na data de 24 de junho de 1945, pela Ialorixá Irene Rosa de Xangô,Irene Rosa fazia quitandas que vendia na “beira da Linha Mogiana”. Quando se muda para Uberlândia passa a desenvolver a mesma atividade do pai: proprietária de depósito de lenha, atividade desenvolvida com o auxílio dos filhos e netos.


Com o tempo consegue comprar 3 lotes na rua Rafael Rinaldi, onde hoje se localiza a “tenda Coração de Jesus”, primeiro terreiro de Umbanda a abrir as portas na cidade. Além da filha, criou mais 18 filhos adotivos. Irene Rosa lecionava para os filhos e para as crianças vizinhas, pois criou uma escolinha chamada “Externato de Umbanda”. Dona Maria do Rosário relata que ela ensinava mais a ler do que escrever, pois as condições econômicas não permitiam comprar material como cadernos, lápis e giz de escrever. Fabricavam giz com pedaços de mandioca para escrever na lousa. Sua casa era também abrigo para muitas pessoas que vinham para a cidade em busca de tratamento médico ou em busca de trabalho. Irene Rosa era “a madrinha Irene” ou “Mãe Ireninha”.



Em sua casa surge o terno de Congo Catupé de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, o Catupé do Martins. Diversos outros ternos

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Apenas Algumas Palavras de Mais Um dos Milhões de Umbandistas.

Apenas Algumas Palavras de Mais Um dos Milhões de Umbandistas

Qualquer Semelhança Não é Coincidência

Por Alexandre Cumino


Todos Podemos Estudar Matemática, sem necessariamente fazer uma faculdade de matemática, embora eu tenha cursado três anos de matemática (Anhembi Morumbi) não me considero um matemático, pois não me formei (faltou um ano) e não pratico por exemplo “calculo diferencial” todos os dias, não passando de algumas contas as quais o nível médio permite a qualquer um realizar.

Todos Podem Estudar Informática, e hoje quase todos tem um computador, embora tenha cursado Tecnologia da Informação (Fundação Santo André) também não me considero, e de fato não sou, um profissional da área.

Talvez por ter me formado técnico em eletrônica (Escola Técnica Estadual Lauro Gomes – São Bernardo do Campo) e atuado na área por mais de cinco anos (Cabeamento Estruturado, Rede, “Procomp” e “Net-TV”) sei que sou Técnico em Eletrônica, embora já não me satisfaz profissionalmente.
Por ter origem em uma família de colonos italianos, por parte de pai, e descender de uma linhagem de marceneiros, trabalhei na ferramenta como Marceneiro Aprendiz, Projetista e Vendedor; o que sempre será algo visceral, a arte e o oficio em madeira.
Embora tenha tido oportunidades em todas estas áreas, o que mais me ocupou o tempo, o coração e a mente tem sido a Umbanda desde 1995.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Estatuto da Igualdade Racial



Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos


LEI Nº 12.288, DE 20 DE JULHO DE 2010.
Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:


TÍTULO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES