A Tenda Coração de Jesus foi fundada na data de 24 de junho de 1945, pela Ialorixá Irene Rosa de Xangô,Irene Rosa fazia quitandas que vendia na “beira da Linha Mogiana”. Quando se muda para Uberlândia passa a desenvolver a mesma atividade do pai: proprietária de depósito de lenha, atividade desenvolvida com o auxílio dos filhos e netos.
Com o tempo consegue comprar 3 lotes na rua Rafael Rinaldi, onde hoje se localiza a “tenda Coração de Jesus”, primeiro terreiro de Umbanda a abrir as portas na cidade. Além da filha, criou mais 18 filhos adotivos. Irene Rosa lecionava para os filhos e para as crianças vizinhas, pois criou uma escolinha chamada “Externato de Umbanda”. Dona Maria do Rosário relata que ela ensinava mais a ler do que escrever, pois as condições econômicas não permitiam comprar material como cadernos, lápis e giz de escrever. Fabricavam giz com pedaços de mandioca para escrever na lousa. Sua casa era também abrigo para muitas pessoas que vinham para a cidade em busca de tratamento médico ou em busca de trabalho. Irene Rosa era “a madrinha Irene” ou “Mãe Ireninha”.
Em sua casa surge o terno de Congo Catupé de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, o Catupé do Martins. Diversos outros ternos