domingo, 25 de março de 2012

GUERREIROS DE UMBANDA

Hoje quero falar dos nossos guerreiros! Estas nobres pessoas simples, mortais como todos os outros, "pecadores" é claro, pois nesta vida material ainda estão em aprovação, mas por seleção natural da vida e principalmente por uma decisão pessoal, resolveram ser GUERREIROS DE UMBANDA.
Esta palavra vem carregada de significados, muitos sonham ou acreditam ser um guerreiro, procuram desesperadamente por esta força sublime, porém muitos não conseguem ser um pelo simples fato de que ninguém se torna guerreiro por herança, por negócio ou indicação. Você se torna um guerreiro quando se aprende a agir como um guerreiro, não somente falando como um.
Estes senhores da luta aprenderam que a primeira e maior arma que se deve ter em mãos é a ORAÇÃO, o respeito pelos seus ancestrais, buscando inspiração e força para lutar da melhor forma possível, ser leal aos seu princípios, e representar a naquela batalha o seu povo.
Quando recruta, em seus ensinamentos o mesmo é obrigado a forjar as suas próprias armas, aprendendo sempre na prática a utilizá-las e aprimorá-las, sendo elas: O Amor, compaixão, sinceridade, caridade, a renúncia, esperança, a moral, a fé, a humildade, a dignidade, a alegria, o respeito entre outros. No final de seu curso, quando graduado o mesmo saberá qual arma utilizar para cada situação. Mas tem 3 armas que sempre acompanham um guerreiro de Umbanda: O Amor, A Fé e a Humildade. Entre as anteriores somente uma é nativa: A Alegria.
No templo de Umbanda, quem quer ser um guerreiro sabe que será testado antes, durante e principalmente depois de se tornar um.
Quando se é um voluntário, o nosso mestre espiritual analisa cada filho, verifica suas potencialidades, e se aprovado, o mesmo passará por 7 difíceis testes onde suas fraquezas serão analisadas. Nenhum teste é igual ao outro e para cada recruta um teste diferente. O mesmo terá que aprender que através do silêncio se encontra o equilíbrio, o autoconhecimento e a ascensão espiritual. Para cada teste uma viajem, há lugares desconhecidos, sendo observado e muito bem vigiado por mestres espirituais e por outros guerreiros veteranos.
Ao passar pelos sete testes, este soldado ganhará algumas patentes, chamado "chumbetás" e se tornará um Pai ou Mãe pequena, consagrando aquele filho e dizendo que o mesmo está pronto para começar a ter maiores responsabilidades no templo, é sempre uma festa linda e emocionante de se ver, pois há um reconhecimento de todos os presentes materialmente e espiritualmente. Toda a comunidade fica em festa pois o 1º ciclo daquele guerreiro está completo.
A partir daquele momento, a sabedoria será testada diversas vezes, pois não se deve escolher este caminho por status, isto seria um enorme engano.
"Assumir a responsabilidade de nossas decisões significa que estamos prontos para morrer por elas."
Você agora será analisado não somente por seus sacerdotes e mestres espirituais, mas também por aqueles que filhos que esperam de você um exemplo, eles agora também se espelharão em você. Isto significa que em cada atitude o peso de se fazer o correto será aplicado.
Esta é a fase do aprimoramento de suas armas, pois agora a flecha do amor tem que alcançar maiores distâncias e proporções, a escudo da fé obrigatoriamente tem que estar ainda mais rígido e inquebrantável, e se torna imprescindível aprender a lapidar uma peça chamada "Moral", Esta arma serve como defesa e como ataque, é feita de um material transparente e frágil, deve ser muito bem guardada para não se sujar e deve ser mantida intocável para não se desfazer.
Quando um guerreiro além de passar por estas aprovações com méritos por alguns anos, e ainda por cima continuar procurando a perfeição espiritual, ele estará pronto para entrar em um outro ciclo, progredindo do status de soldado para “General” .
Em nossa religião o damos o nome de "Sacerdócio(a) de Umbanda", porém é claro o mesmo terá novamente que provar o seu merecimento, passando por uma longa preparação, serão 3 dias de uma particular viajem, repleta de revelações e ensinamentos, aquele guerreiro nunca mais será mesmo, recebendo inclusive um novo nome, o sua responsabilidade triplicará, mas para um bom sacerdócio isto nunca servirá de peso pois a sua experiência de vida servirá de equilíbrio nesta balança.
Como Sacerdócio, o mesmo sempre pensará muito bem antes de qualquer decisão, porém uma vez tomada, ele deve seguir este caminho, sem se distrair com medos ou pensamentos, pois dali pra frente o mesmo terá maiores decisões a serem tomadas, não podendo deixá-las pendentes.
Este é o "Sacerdócio de Umbanda" um general, que tem que pensar estrategicamente, sendo o primeiro da linha de frente em uma batalha espiritual e o último a comemorar a vitória.

Mãe Irene de Nanã (Sacerdócia da TCJ).
 Nos caminhos da Umbanda, os testes são infinitos, não porque a vida espiritual desconfia de sua capacidade, muito pelo contrário, os testes só existem porque eles acreditam fielmente em sua constante evolução espiritual e porque umbanda é coisa séria, e você só poderá ser um bom sacerdócio sendo um primeiramente muito bom Pai ou Mãe, sendo bom filho, irmão entre outros. Sendo respeitoso com todos, sabendo ouvir e colaborar com o próximo quando preciso.
E qual é a recompensa por tanto esforço? Inúmeras meus irmãos! Quando se segue o caminho que o nosso senhor traçou, você se torna grande como pessoa, se dorme com a consciência tranqüila de não ter negado ajuda ao próximo, e ao desencarnar, no momento do juízo final, todos estes testes descritos anteriormente, estarão registrados em seu livro, informando que você seguiu com fé, você escolheu o caminho certo e não o mais fácil.
Se você já é um Guerreiro parabéns, continue sempre de cabeça erguida consciente de sua missão.
Se você ainda não é, as oportunidades sempre existirão, cabe a você decidir, se quer ser um aprendiz com potencial a guerreiro, quem sabe a ser um Sacerdócio ou se simplesmente aceitou ser um fraco e acomodado.
Eu já fiz a minha escolha, sou um dos Guerreiros. Que acredita que estamos aqui por um propósito e não por um capricho. Que seja feita a sua vontade meu Pai. Axé meus irmãos, PAZ E LUZ A TODOS.

2 comentários:

  1. Belíssimo texto! Uma visão realista e de uma sensibilidade incrível. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Este mundo apaixonante e verdadeiro chamado Umbanda, deixa a todos muita inspiração para fazer o melhor, seja o que for!

      Excluir