segunda-feira, 30 de maio de 2011

Pai João da Bahia, um pouco de sua história.



MÃE MARIA IRENE DE NANÃ
(PRETO VELHO PAI JOÃO DA BAHIA)
ORIXÁ: XANGÔ


QUANDO EM VIDA FOI UM GRANDE REI DE UMA TRIBO, NA CIDADE DE CANARINHO/ ÁFRICA.
NO PERÍODO DA ESCRAVATURA, FOI APRISIONADO E ESCRAVIZADO PELOS PORTUGUESES, E LEVADO AO BRASIL ONDE DESEMBARCOU NA REGIÕES LITORANEAS DA BAHIA.
FICOU NA CONDIÇÃO DE ESCRAVO NA FAZENDA DOS COQUEIROS,  TENDO SOFRIDO INCONTÁVEIS HUMILHAÇÕES, CHICOTEADO E EXPLORADO COMO UM ANIMAL.
E COM ATITUDES NOBRES DE UM REI, ESTE NEGRO PEDIA A OXALÁ, PERDÃO DE DEUS PARA O SEU SENHORES, POR TAMANHA MALDADE E FALTA DE AMOR NO CORAÇÃO.
COM 94 ANOS, OCORREU-LHE UM ACIDENTE COM UM CARRO DE BOI, VINDO A PARTIR DESTA VIDA MATERIAL.
COM FÉ, AMOR E HUMILDADE ESTE NEGRO FOI SALVO POR ZAMBI MAIOR (DEUS)! CONSAGRANDO-LHE UM GRANDE GUARDIÃO DAS LEIS DIVINAS, FAZENDO PARTE DA 1º LINHA NA UMBANDA QUE É A DOS PRETOS VELHOS.
O GRANDE CRIADOR LHE DEU VÁRIAS MISSÕES E UMA DELAS ERA QUE:.
PAI JOÃO TERIA QUE RESGATAR TODOS OS SEUS FILHOS QUE ANTES ERAM DO SEU REINO NA ÁFRICA E TAMBÉM AQUELES QUE O ACOMPANHARAM EM SUA CAMINHADA NO BRASIL, QUANDO ESCRAVO.
PAI JOÃO ACEITOU COM HUMILDADE, E DESDE ENTÃO VEM ACOLHENDO SEUS FILHOS QUE ESTÃO ESPALHADOS POR ESTE MUNDO, REENCARNADOS E A PROCURA DO SEU REI.
MUITO OBRIGADO MEU VELHO! POR SEMPRE NOS ENSINAR A TER DEUS NO CORAÇÃO, AJUDAR AO PRÓXIMO, PRATICAR A VERDADEIRA CARIDADE, SEM VER A QUEM. ESTAMOS AQUI PARA SERMOS RESGATADOS E SEGUIR SEU CONSELHOS, QUE NOS LEVAM CADA VEZ MAIS PERTO DE NOSSO PAI MISERICORDIOSO.
E AGRADEÇO MUITO A DEUS, POR FAZER PARTE DA TENDA CORAÇÃO DE JESUS, E DA CORRENTE DO PRETO VELHO PAI JOÃO DA BAHIA! ADOREI AS ALMAS!
























9ª Encontro de Tendas Umbandistas (Cultura, Fé e Espiritualidade).


A TENDA CORAÇÃO DE JESUS, EM PARCERIA COM FEUTMAP ( FEDERAÇÃO UMBANDISTA DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA) TEM A HONRA
DE CONVIDAR VOSSA SENHORIA PARA PARTICIPAR DO 9ª ENCONTRO
DE  TENDAS UMBANDISTAS.
ALÉM DA PRESENÇA VIVA DE NOSSO PAI OXALÁ E TODOS OS ORIXÁS, TEREMOS
VARIAS ATRAÇÕES E PALESTRANTES, AJUNDANDO A CADA VEZ MAIS NA EVOLUÇÃO DA UMBANDA!
AGUARDAMOS A PRESENÇA DE TODOS, UMBANDISTA OU NÃO.
AXÉ!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

MENSAGEM - A ALMA DO MUNDO - POR CHICO XAVIER

Quando você conseguir superar graves problemas de relacionamentos, não se detenha na lembrança dos momentos difíceis, mas na alegria de haver atravessado mais essa
prova em sua vida.
Quando sair de um longo tratamento de saúde, não pense no sofrimento que foi necessário enfrentar, mas na benção de Deus que
permitiu a cura.
Leve na sua memória, para o resto da vida, as coisas boas que surgiram nas dificuldades.
Elas serão uma prova de sua capacidade, e lhe darão confiança diante de qualquer obstáculo.

Uns queriam um emprego melhor;
outros, só um emprego.
Uns queriam uma refeição mais farta;
outros, só uma refeição.
Uns queriam uma vida mais amena;
outros, apenas viver.
Uns queriam pais mais esclarecidos;
outros, ter pais.

Uns queriam ter olhos claros; outros, enxergar.
Uns queriam ter voz bonita; outros, falar.
Uns queriam silêncio; outros, ouvir.
Uns queriam sapato novo; outros, ter pés.

Uns queriam um carro; outros, andar.
Uns queriam o supérfluo;
outros, apenas o necessário.
Há dois tipos de sabedoria:
a inferior e a superior.

A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe.
Tenha a sabedoria superior. Seja um eterno aprendiz na escola da vida.

A sabedoria superior tolera, a inferior julga;
a superior alivia, a inferior culpa;
a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

SETE LAGRIMAS DE UM PRETO VELHO.

SETE LAGRIMAS DE UM PRETO VELHO.

Num cantinho de um terreiro, sentado num banquinho, pitando o seu cachimbo, um triste preto-velho chorava. De seus olhos molhados, esquisitas lágrimas desciam-lhe pelas faces e não sei porque contei-as... Foram sete.
Na incontida vontade de saber aproximei-me e o interroguei. Fala, meu preto-velho, diz ao teu filho por que externas assim uma tão visível dor?
E ele, suavemente respondeu: Estás vendo esta multidão que entra e sai? As lágrimas contadas estão distribuídas a cada uma delas.
A primeira, eu dei a estes indiferentes que aqui vem em busca de distração, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber...
A segunda a esses eternos duvidosos que acreditam, desacreditando, na expectativa de um milagre que seus próprios merecimentos negam.
A terceira, distribui aos maus, aqueles que somente procuram a UMBANDA, em busca de vingança, desejando sempre prejudicar a um seu semelhante.
A quarta, aos frios e calculistas que sabem que existe uma força espiritual e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma e não conhecem a palavra gratidão.
A quinta, chega suave, tem o riso, o elogio da flor dos lábios mas se olharem bem o seu semblante, verão escrito: Creio na UMBANDA, nos teus caboclos e no teu Zambi, mas somente se vencerem o meu caso, ou me curarem disso ou daquilo.
A sexta, eu dei aos fúteis que vão de Centro em Centro, não acreditando em nada, buscam aconchegos e conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente.
A sétima, filho notas como foi grande e como deslizou pesada? Foi a última lágrima, aquela que vive nos olhos de todos os Orixás. Fiz doação dessa aos Médiuns vaidosos, que só aparecem no Centro em dia de festa e faltam as doutrinas.

Esquecem que existem tantos irmãos precisando de amparo material e espiritual.
Assim, filho meu, foi para esses todos, que viste cair, uma a uma

terça-feira, 24 de maio de 2011

Inscrições para ENEM 2011

Inscrições para ENEM 2011 começaram nesta segunda-feira dia 23/05.

O prazo para as candidaturas segue até 10 de junho. Alunos de escolas públicas são isentos da taxa de inscrição, que custa R$ 35.

Iniciam nesta segunda-feira (23) as inscrições para o ENEM 2011 (Exame Nacional do Ensino Médio). Além de o exame ser obrigatório para a adesão do ProUni (Programa Universidade para Todos) e do FIES (Financiamento Estudantil), é pré-requisito mínimo para a participação do SiSU (Sistema de Seleção Unificado), com vagas em diversas instituições públicas de Ensino Superior de todo o país. Interessados têm até as 23h59 do dia 10 de junho para se candidatar exclusivamente pela internet.
Nesta edição, a taxa de inscrição custará R$ 35. Segundo especificado no edital, o valor não será devolvido mesmo com a mudança da data da realização do exame. Serão isentos das taxas os estudantes que concluirão o Ensino Médio no ano de 2011 regularmente matriculados em escolas da rede pública, além de candidatos que declarem carência socioeconômica. Os pedidos de isenção devem ser pedidos no ato da inscrição.
 
As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro, a partir das 13h, conforme antecipado pelo Universia Brasil. Com a mesma estrutura da edição passada, a avaliação será composta por quatro provas objetivas de múltipla escolha nas áreas de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura, Língua estrangeira – inglês ou espanhol -, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Matemática e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Cada um dos exames terá 45 questões.
 
No primeiro dia do exame, serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, com duração de 4h30. No domingo, será a vez de Matemática, Linguagens e Códigos e da redação, com tempo de duração mais prolongado (5h30). Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, de acordo com o horário de Brasília-DF. Não será permitida a entrada de candidatos que se apresentarem após o horário estipulado.
 
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até 26 de outubro na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A data da liberação do resultado final ainda não foi divulgada.

MENSAGEM DE OXALÁ

Ouve, meu filho:
Quando todas as portas se fecharem, quando sentir o vendaval da adversidade açoitar as suas faces, quando a tormenta te surpreender em meio a tua jornada, segue; segue sempre de cabeça erguida, pois o teu guia sou eu..
Ainda que todos os males te aflijam, ainda que as ingratidões te atordoem e te façam sofrer, lembra-te que eu sou a tua luz e a tua esperança..
Se fores atingido pela calúnia e pela apreensão, não te desesperes - estarei ao teu lado confortando a tua dor, amparando a crença que está em teu coração..
Fecha os teus olhos às tentações e abre o teu coração ao amor e à bondade e ainda que a multidão te apedreje, ainda que te acuse de crimes que não cometeste, não te acabrunhes, nem te acovardes - enfrenta corajosamente os teus acusadores e vence a tua luta com a firmeza da tua consciência limpa.
Mas se fores traído, se fores perseguido injustamente, não deixeis que o desânimo domine o teu ser. Fazei do teu coração uma fonte de amor e ternura e segue os meus passos.
Se em tua luta pela vida somente encontrares a maldade, o egoísmo e a vingança, perdoa, meu filho. Seja bom, simples, carinhoso, humilde, pratica a verdadeira caridade, perdoando os teus inimigos. Reze pelos teus perseguidores, porque eles são mais infelizes do que tu, meu filho. Cegos e desvairados, eles caminharão para o abismo e serão destruídos pela própria maldade.
Prossegue a tua jornada confiante em tua fé. Em cada um dos teus passos, ficarão as marcas das minhas bênçãos; em cada um dos teus atos, ficarão as marcas indeléveis da tua confiança em mim.
Ouve, meu filho:
Se algum dia tiveres preso ao leito vergado pela dor, desesperançado pelo sofrimento atroz, não apresses o teu fim no desespero e nem praguejas o teu destino. Lembra-te dos que choram, lembra-te dos que sofrem, lembra-te dos angustiados, lembra-te de que mais sofredores são os que vivem nas trevas da descrença. Lembra-te que eu também sofri para te redimir e te salvar e quando sofreres, eu sofrerei contigo; quando chorares, eu chorarei com o teu pranto.
Vence, vence meu filho - vence tua luta com a força do teu amor, com o poder indestrutível da tua fé. Eleva o teu espírito, purificando a tua alma do sofrimento e na compreensão dos erros humanos.
Olha para o alto e procura descortinar o meu reino além do infinito. Aqui estou, meu filho, para te oferecer amor e bondade. No meu reino de luzes, o teu coração é o meu coração e as portas não se fecharão jamais.
Caminha para frente sem temer os inimigos. Sê complacente para com os que não compreendem as tuas convicções e a tua fé.
Lembra-te, meu filho:
Ainda que sinta os teus pés sangrarem, ainda que as tuas lágrimas queimem as tuas faces, não desanimes: crê em mim, filho meu! Tens o meu coração cheio de amor e bondade, tens o consolo do meu perdão para os teus pecados, tens o meu reino que é o teu reino.
Eu esperarei por ti, meu filho. Eu esperarei...

Tenda Coração de Jesus.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sacerdote/Sacerdotisa, Legalmente Constituídos. Como fazer?

Sacerdote/Sacerdotisa, Legalmente Constituídos.
Como fazer?

Por Hédio Silva Jr.

A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que toda confissão religiosa tem o direito de sele­cionar, eleger e nomear seus sacerdo­tes de acordo com seus dogmas e tradições.
Na Constituição Federal encontra­mos duas regras importantíssimas:

1. é livre a organização religiosa, a liturgia, o culto e a crença;
2. é livre o exercício de qualquer ofício, trabalho ou profissão, ha­vendo ca­sos em que a lei exige cer­tos re­quisitos.

Qual a diferença entre ofício, traba­lho e profissão?

ofício é uma ocupação perma­nen­te (intelectual ou manual) que ge­ral­mente não exige formação técnica ou escolaridade. O conhecimento em que se baseia o ofício pode ser especí­fico de um determinado grupo ou seg­men­to. Por vezes ele resulta de um dom, um pen­dor natural; por isso a lei não estabe­le­ce nenhuma exigência pa­ra o seu exer­cício;

profissão indica uma atividade ou ocupação técnica, exigindo, em mui­tos casos, escolaridade, treinamento e habilitação técnica;

trabalho é todo esforço físico ou mental (intelectual) remunerado, di­ri­gido a uma finalidade econômica.
Vemos assim que sacerdócio não é profissão, tampouco trabalho.

Não é profissão porque em muitos casos tem muito mais a ver com dons naturais do que com técnicas.

Não é trabalho primeiro porque não se dirige a uma finalidade econômica – e sim espiritual; segundo porque não pode ser remunerado: sacerdote não recebe salário, não é empregado. Mas pode ter sua subsistência mantida pela organização religiosa.

Há vários casos em que pastores e padres foram ao Poder Judiciário reivin­dicar vínculo de emprego com igrejas: em todos eles os tribunais concluíram que o ministério religioso é ofício e não trabalho ou profissão.

Isto quer dizer que a organização re­ligiosa pode e deve garantir o sus­tento do sacerdote/sacerdotisa – o que é diferente de remuneração, de salário.

Há um outro aspecto que merece aten­ção: para tornar-se Advogado, além de concluir a faculdade de Direito, o indivíduo precisa ser aprovado em um exame organizado pela OAB - Ordem dos Advogados do Brasil.

Seria possível a exigência de um exame de seleção para que alguém seja considerado Sacerdote ou Sacerdotisa de qualquer religião?

A resposta é não, definitivamente não!

Cada Religião tem o direito de de­cidir sobre a escolha, preparação e indi­ca­ção dos seus sacerdotes.

A Consti­tui­ção brasileira proíbe o Estado de im­por qualquer exigência, inclusive esco­la­­ridade, para que alguém seja consi­de­rado Ministro Religioso.

O Brasil não possui religião oficial (estado laico), de modo que todas as religiões são iguais perante a lei. Do ponto de vista jurídico, um Rabino é mi­nistro religioso tanto quanto um Sheik, uma Iyalorixá, um Dirigente Um­bandista, um Pastor ou um Padre.

Como fazer, então, para que al­guém seja considerado legalmente Mi­nistro Religioso (termo utilizado pela legislação)?

A resposta está na “Declaração para a Eliminação de Todas as Formas de Intolerância e de Discriminação Baseada em Religião ou Crença”, adotada pela ONU em 1982.

O art. 6º desta norma internacional determina que toda Religião tem o direito detreinar, apontar, eleger ou de­signar por sucessão líderes apro­priados de acordo com as exigências e padrões de cada religião ou crença”.


Na prática isto significa que:

• O estatuto da organização religio­sa deve prever que aquela comuni­da­de, além dos dirigentes civis (Presi­den­te, Tesoureiro, etc.) possui um(a) diri­gen­te espiritual, que a lei chama de au­to­ridade ou ministro religioso;

• A indicação, nomeação ou eleição do(a) Ministro(a) Religioso(a) deve cons­tar em ata, do mesmo modo como se faz com os dirigentes civis.

Não importa a forma pela qual cada comunidade indica o(a) Ministro(a) Re­ligioso(a). O importante é que seja feita uma ata da nomeação/indicação e pos­se.

Uma vez que estatuto e ata este­jam registrados em cartório, aquele(a) dirigente espiritual passa a ser consi­derado legalmente Ministro Religioso. E mais: nenhuma pessoa, seja funcio­ná­rio público, Juiz, Prefeito, Governa­dor ou Presidente da República poderá dizer que aquela pessoa não é um Mi­nistro(a) Religioso(a). Caso isso acon­tecesse, estaríamos diante de um cri­me, a discriminação religiosa, com pena de prisão que varia de 3 a 5 anos.

Esta é mais uma razão para que os Sacerdotes e Sacerdotisas se preocu­pem com a parte legal, a regularização dos templos e do próprio sacerdócio.

A reflexão que deixo para os(as) leitores(as) é a seguinte: aprendi logo cedo, nas Minas Gerais, que quanto maior a liberdade maior deve ser a responsabilidade. Como é grande a liberdade de crença em nosso país, igual­mente grande deve ser a serie­dade, integridade e responsabilidade  dos nossos Sacerdotes/Sacerdotisas, não?

domingo, 22 de maio de 2011

Bem vindo a Todos!

Sarava Meus Irmãos! Seja bem vindo ao Coração de Jesus.
É com um grande prazer e emoção, que inauguro este blog com o primeiro post. Emoção esta que pode ser explicada devido a tamanha procura de nossos irmãos sobre informações da tenda, esclarecimentos de dúvidas, datas dos eventos e também o compartilhamento de fotos e vídeos de festas no terreiro ou relacionados ao mesmo.
Com intuito sempre de elucidar, esclarecer e instruir todos os admiradores da religião e principalmente todos aqueles ignorantes quanto a verdadeira caridade praticada em nossa amada casa.
Somos uma religião que não temos muito apoio político e dentro da mídia, mas enxergamos na internet uma grande oportunidade de mostrar ao mundo o quanto é lindo o nosso culto, a tamanha veracidade do sentimento de amor e amizade entre médiuns e assistentes, mostrar ao mundo que em nossa religião são infinitas as realizações e concretizações de pedidos, mesmo sabendo que estes, serão realizados somente se o autor merecer, e se existisse o chamado “testemunho” em nossa religião, seriam tantos os filhos a se apresentar na frente do altar, que não daria tempo de atender a outros tantos irmãos que ainda necessitam de ser ouvidos.
Devemos e vamos aproveitar sim, desde grande beneficio que a internet oferece que é a globalização, que aproxima cada vez mais aqueles que se identificam com a religião, também aqueles que já estiveram na casa, mas que por ventura tiveram que se mudar para outra cidade, e é claro, também aproxima as diferenças, pois aquele que não tiver a mente fechada, não achar que é dono da verdade, que tem um Deus exclusivo e parcial, este sim conseguirá enxergar que a única bandeira que nosso senhor levanta é a do amor ao próximo, e se você o pratica esta seguindo seus passos.
E esta será a missão principal desde blog, a CONSCIENTIZAÇÃO.
Iremos tratar de assuntos diversos, sendo eles religiosos, científicos, atualidades, literários, musicais etc...
Espero corresponder as boas expectativas sobre o blog, e aproveito para convidá-lo para ser mais um membro desta família.
Que nosso Pai Oxalá vos abençoe: hoje, amanhã e sempre.
Está inaugurado o blog da Tenda Coração de Jesus do terreiro do preto-velho Pai João da Bahia.
Axé para todos.
 Walisson D'Ogum
  Presidente de Diretoria da Tenda Coração de Jesus.
 walissonarantes@hotmail.com