quinta-feira, 21 de julho de 2011

Aplausos para o Povo de Umbanda!

9ª Encontro de Tenda Umbandistas.
Da esquerda p/ direita:
Cristia Peron, Mãe Irene de Nanã, Fauto D'Omulu,
Walisson (Presid. TCJ), Mãe Mirelli de Oxossi

Walisson D'Ogum e o
Palestrante Alexandre Cumino
 A Tenda Coração de Jesus juntamente com Federação Umbandista do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (FEUTMAP), realizou na cidade de Uberlândia-MG, no dia 17 de Julho de 2011, o 9ª Encontro de Tendas Umbandistas, com o apoio da Prefeitura Muncipal de Uberlândia,Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Casa de Cultura Graça do Axé, local onde foi realizado o evento, com o tema "Cultura, Fé e Espiritualidade", atraindo boa parte dos representantes, praticantes e consulentes da religião Umbanda e também de outros cultos afros.
Em tempos em que a informação, se tornou uma grande alternativa de sobrevivência, seminários como este ajudam o nosso povo a desenvolver mais o seu senso crítico, e harmonizam a sua capacidade de auto-avaliação,pois, entendendo sua origem fica mais fácil de encarar o presente, para que assim exista um futuro.
Mas para isto precisávamos de um especialista no asssunto, de alguém que conhecesse profundamente quais foram os fatores fundamentais para o surgimento da Umbanda e o seu processo de evolução, e quem melhor achamos para debater sobre o tema, foi o nosso irmão Alexandre Cumino de São Paulo, que recentemente fez uma pesquisa séria e consistente sobre a origem da Umbanda, que por fim se transformou em um livro de nome "A história da Umbanda" e com satisfação em dizer, foi um dos convidados para palestrar sobre o Tema.


Walisson D'Ogum e a
Palestrante Janaina Azevedo
 Outro tema que muitas vezes foi tratado com polêmica, mas nas palavras da palestrante Janaina Azevedo da cidade de São Paulo - SP foi lidado com muita naturalidade e bom senso. O tema ao qual me refiro é: "Esquerda na Umbanda", no qual ela procurou informar e esclarecer sobre a linha dos guardiões Exu, Pombo-giras e malandros.

Os Palestrantes: Arlete Rugue
e Alexandre Cumino.
 Tivemos também a grande participação da Palestrante Arlete Rugue de Uberlândia, onde esclareceu aos presentes várias dúvidas sobre alinhamento de Chácaras, perespírito e desdobramento.
Tivemos também a apresentação artística do GRUPO TERRA COTTA DE DANÇA AFRO-CONTEMPORÂNEA! criado a apenas um ano que é resultado de um projeto social que busca resgatar a cultura negra e preservar a identidade das manifestações afrodescendentes.
No final tivemos um momento de confraternização, onde foi convidado a todos o presentes a afastarem a cadeiras e fazer uma grande roda e cantarmos pontos de todos os Orixás e guias Esprituais.
====================================================================================================================
Observações Extras

É bom ressaltar que os dois palestrantes convidados da cidade de São Paulo, chegaram em uberlândia um dia antes do evento, e puderam assim conhecer e receber o aché de algumas casas de Umbanda.
A convite de Mãe Marisa, os dois almoçaram em sua casa e poderam também assistir por vídeo apresentações de Congado de Uberlândia e filmagens dos trabalhos realizados na Tenda Coração de Jesus.
Antes de seguir para o hotel, passaram no Terreiro da Tenda Coração de Jesus (Anfitriã do evento);E para conhecer toda a familia Arantes que são descendentes da Ialorixá Irene Rosa de Xangô, fundadora da Casa e Avó da atual zeladora Maria Irene de Nanã.
Seguiram para o hotel para descançarem um pouco, pois a noite haveria uma festa em homenagem ao Orixá Xangô na Tenda do Pai Francisco - do zelador Pai Francimário de Oxóssi.
Foi uma confraternização muito bonita, com a gira de Xangô e também com a linha dos Preto-velhos, que dançavam no ritmo de Moçambique fazendo uma grande roda, relembrando as danças feitas na senzala, vale lembrar que o nosso bondoso Pai Benedito se manifestou encorporando no aparelho de Alexandre Cumino, que festejou juntamente com os outros pretos-velhos entre eles Pai joão da Bahia e Pai Francisco (Chefe da Casa).
Já a irmã Janaina Azevedo, entrou na gira quando se cantou para o Baianos, trazendo sua Mestra, da linha da Jurema.
Ao terminar do trabalhos, foi servido um ajeum com uma mesa de caldos e canjicadas.
Missão cumprida com a espiritualidade, enfim voltamos para casa e os palestrantes para o hotel para uma merecida noite de descanso, pois no outro dia, o 9ª Encontro de Tendas Umbandistas no aguardavam.
Salve as 7 linhas de Umbanda, que com suas forças e influências astrais nos ajudaram a tornar concreto um projeto de união entre os umbandista,que já a 9 anos se tornou uma realidade e já é referência na região.
Saravá o Pai joão da Bahia, que tão bem acessora e ministra os seus filhos.
Aché meus irmãos! Muita Paz,saúde e luz para todos!

Um comentário:

  1. Foi muito dificil fazer tudo virar uma realidade, foi muita ralação para ficar tudo pronto! mas valeu cada suor, cada telefonema, cada email, cada negociação! este seminário ficará para historia do nosso povo!

    ResponderExcluir