terça-feira, 28 de junho de 2011

Parabéns a TENDA CORAÇÃO DE JESUS pelos seus 64 anos de existência e resistência.



64 ANOS DE TENDA CORAÇÃO DE JESUS







Neste ano de 2011, como de costume, no dia 24/06 todos os médiuns, irmãos e assistentes da Tenda Coração de Jesus se reuniram para celebrar os merecidos 64 anos da nossa casa.
Logo de manhã, podemos acompanhar nos bastidores da festa, toda a movimentação na comunidade, todos empenhados em fazer uma festa alegre e bonita, deixando o terreiro brilhando para que o Coração de Jesus esteja confortável para receber seus filhos.
A expectativa é sempre grande, pois na verdade são duas grandes festa em uma só, sendo elas: A festa de Aniversário da Tenda e também a Homenagem feita para Xangô e o Pai João da Bahia.
Todos tomam seu banho de ervas de seu respectivo Orixá, afastando assim de todas as energias negativas que possam vim atrapalhar o médium. A defumação também é feita em toda a comunidade, tornando o ambiente propício e agradável para receber bem todos os mentores de luz e as boas energias dos Orixás.
A noite chegou, o céu estava estrelado, como o esperado o altar estava lindo e casa toda enfeitada e no centro do terreiro estava o andor enfeitado com a imagem de Xangô (no sincretismo: São Jerônimo) indicando a todos os presentes um dos grandes homenageados da noite.
Após cantos feitos para os guardiões, pedindo a vigia nas tronqueiras da casa e como é de praxe fizemos as orações de abertura dos trabalhos, juntamente com a defumação, o cruzamento com a pemba para que o corpo de cristo esteja presente na casa.
Com o terreiro protegido e bem guarnecido, podemos então começar a procissão para o Orixá Xangô. Com o andor a frente, sendo carregado pelos seus devotos, onde graças a Deus a procissão seguiu em paz, todos cantando alto e mostrando o quanto nossa religião é linda e deve ser respeitada.
Ao chegar no terreiro, a energia de Xangô podia ser sentida pelos presentes, o atabaque tocava para o nosso Rei da Justiça, e que ela sempre prevaleça em todos os casos.
A Umbanda chamou o grande pai e ele nos atendeu, os médiuns de incorporação já começavam a receber as vibrações do Orixá dando início a gira.
As bênçãos foram derramadas á todos os presentes que cantaram e pediram com fé, e que estas preces sejam ouvidas e elevadas até o nosso Pai Oxalá, dando somente o que merecemos nada mais.
Com o encerramento da Gira de Xangô, deu-se continuidade com a linha dos Preto-Velhos, com nosso Pai João abrindo a gira chamando em seguida toda a falange de Aruanda, Guiné, Angola, Moçambique, entre outros.
Como tradição da casa, acendemos uma fogueira na rua, onde todos os Preto-Velhos dançaram em volta dela.Um momento muito especial, porque os nossos velhinhos lembram dos poucos momentos na época da escravidão que podiam festejar e dançar em volta da fogueira, a Curimba começa a tocar pontos de Moçambique lembrando ainda mais o cativeiro.
Imagino que a maioria dos assistentes e médiuns desincorporados sentem no mínimo uma leve sensação que já viveram também algo semelhante, que já participaram daquela dança em vidas passadas. O toque dos atabaques sincronizam com as batidas do coração, que acelera emocionado ao ver tamanha energia imantada daquele ritual sagrado.
A fogueira aos poucos vai diminuindo e os nossos mentores africanos retornam ao terreiro, do lado de fora começa agora uma nova etapa: O BATISMO.
Trata-se de uma grande oportunidade dos pais batizarem seus filhos, onde normalmente os Padrinhos já foram selecionados, e, diga-se de passagem: O critério tem que ser rigoroso, pois na falta dos pais, é o padrinho que tem a responsabilidade de ajudar a
cuidar criança e orientá-la para não se perder na vida. Neste rito seu filho é batizado, confirmado e coroado na Graça de Deus e na lei de Umbanda.
Enquanto isso dentro do terreiro, os todos dançam e cantam pra os Preto-velhos, cantam parabéns pelos 64 Anos de Amor, Fé, Caridade, humildade, Dedicação, amizade e a Felicidade de seguir os passos do nosso Pai Oxalá.
A Festa vai chegando ao fim, pois respeitamos os horários e leis da terra, quando o relógio consta 10:00 hrs não mais se escuta o som dos atabaques, mas a festa continua com certeza no astral.
Felizmente mais um ano todos satisfeitos e certos que Deus também esta feliz conosco, pois sabemos que os atos são mais importantes do que palavras, e que Deus não nos deu a oportunidade de viver, sem a obrigação de se redimir e fazer o bem ao próximo.
E que SE não existisse a continuação na vida espiritual, aqueles que erraram a vida toda, que desprezaram os ensinamentos divinos, teriam o mesmo destino dos irmão que agiram corretamente aos olhos do Senhor.
Não meus irmãos! Deus é bom, mas também sabe fazer justiça, vamos sim colher tudo aquilo que plantamos em vida. Lembrem-se: vida material é passageira, vamos nos preocupar com a vida espiritual, esta sim é real e eterna! Axé para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário